quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Resumão do "Ano do Sanji": As decisões dele foram corretas?

E aí galera! O ano de 2016 está acabando e eu vejo muita gente decepcionada com o tão aguardado "ano do Sanji". Ele não fez nada legal nesse arco? De fato, ele não fez muita coisa, mas isso não tira o brilho do destaque tremendo que o Eiichiro Oda deu ao personagem. Ele não teve muitas lutas legais, não mostrou poderes novos, não derrotou inimigos formidáveis, mas foi explicado uma série de acontecimentos pré-baratie e foi mostrado o quão intenso é o carinho e a admiração do cozinheiro pelos seus nakamas. 



Vamos começar do começo...

Em Jaya, Sanji comenta que ouvia histórias de Noland, o mentiroso, e que era uma história muito conhecida em todo o North Blue. Até ali, todos do bando pensavam que o Sanji era originário do East Blue (e nós leitores também), então a partir daí começou a rolar essa dúvida: Como diabos o Sanji fez para vir parar no East Blue, naquele restaurante em alto mar chamado Baratie?




Um dos plots principais do arco Whole Cake foi explicar esse passado em branco do Sanji e a razão dele não contar nada aos amigos. Convenhamos que, com um passado como aquele, qualquer um gostaria de esquecer e recomeçar em outro lugar, não é? Mas como em todo bom roteiro, o passado volta para atormentá-lo...

O pai do Sanji não só é o líder de um país afiliado ao Governo Mundial, como também fez questão de alterar a recompensa do filho só para ter a chance de colocar as mãos nele e usá-lo neste casamento político com uma filha da Big Mom. O cozinheiro sabia que o problema era dele e não queria envolver os amigos, o que ele faz? Deixa um bilhetinho nada convincente escrito algo como "fui ver uma garota e já volto!"

Luffy ficou preocupado por conta do relato dos amigos que estavam com ele e decidiu partir para Whole Cake buscá-lo. Infelizmente, as coisas saem pior do que o imaginado para o Sanji: Tamago entrega ao pai dele as informações sobre o Zeff e este ameaça liquidar o velho caso o filho não case com a Purin. Para complicar, duas bombas em forma de pulseiras são colocadas nos pulsos dele; uma das coisas que Sanji mais ama na vida é cozinhar e, se ele se recusar a casar e fugir, não só o Zeff estará morto, como ele nunca mais voltará a cozinhar.



O cenário atual

Luffy conseguiu chegar até o Sanji e os dois brigaram. Na verdade, Luffy não moveu um dedo contra ele e aguentou todos os golpes do amigo. Mesmo que o Sanji tenha encenado uma situação onde ele era um falso que não gostava dos mugiwaras, Luffy não acreditou e aguentou os golpes até o fim, perdendo inclusive um dente no processo. Mesmo depois de tudo, seu capitão jurou que esperaria por ele ali naquele mesmo lugar onde houve a luta dos dois e que o Sanji era quem mais estava ferido por aquela luta. E de fato estava: Sem ter como reagir, o cozinheiro estava numa tristeza sem fim, encurralado pela própria família, o próprio sangue.




Sanji fez toda essa cena por que ele não acredita no capitão? Claro que não! Ele sabe do potencial do Luffy e deseja do fundo do coração que o amigo e capitão continue sua jornada e o deixe para trás. Por isso ele fez o que fez, uma tentativa falha de cortar laços com os amigos, uma tentativa fracassada de protegê-los de um mal muito pior...

A situação fica, de fato, péssima quando a yonkou manda um exército capturar Luffy e Nami. Sanji decide negociar a liberdade dos amigos pelo casamento com a Big Mom e ela aceita de bom grado. Recebendo relatórios de hora em hora de um agente da yonkou, Sanji fica cada vez mais ansioso e tenta não demonstrar, embora suas mãos trêmulas e suor o denunciem. 

O cozinheiro que agora não tem mais um sonho, não pode mais voltar para os amigos e deve passar o resto da vida ao lado da garota que recém conhecera, decide que, para não enlouquecer, vai buscar fazer de sua futura esposa a mulher mais feliz do mundo. Purin se tornou seu refúgio, sua última opção para ser feliz ou, como ele mesmo diz, seu raio de luz. Ele depositou todas as esperanças de seguir em frente naquela que seria a sua noiva, enquanto acompanharia as aventuras dos amigos pelos jornais. Sanji tentou se apaixonar pela Purin, pois notava que a garota realmente se preocupava com ele e o amava, mesmo sem conhecê-lo.




E quando o último capítulo do ano de 2016 veio à tona, a revelação chocante o destruiu: Não existe um "raio de luz" neste mundo cruel. Purin estava enganando-o, tudo fazia parte de um plano mirabolante da yonkou para obter as tecnologias de clonagem dos Vinsmokes. Todos serão mortos durante o casamento, não irá sobrar ninguém com quem o Sanji se preocupa (ou nem se preocupa, como 4/5 dos Vinsmokes). Agora, Sanji não tem mais nada, suas decisões o levariam a um cenário onde os amigos seguiam sua aventura sem ele e ele desistiria do All Blue para fazer da Purin a mulher mais feliz do mundo. Isso já está fora de questão, pois todos os seus amigos e a família morrerão durante a cerimônia que devia deixá-los todos felizes, ou ao menos vivos! Mas de tanto ruim, há uma coisa boa: Agora, Sanji não tem mais nada a perder se quiser tentar alguma loucura!



E respondendo ao questionamento do título do post...

Sim! As decisões que o cozinheiro tomou foram corretíssimas!!! O fato da yonkou ter jogado sujo não justifica uma decisão errada. Kuma era pirata também e da Shichibukai! Mas mesmo assim Zoro confiou na palavra dele e Kuma respeitou o trato ao deixar o Luffy livre em Thriller Bark. Por que a yonkou, com suas dezenas de alianças formadas por casamentos não seria confiável mesmo sendo uma pirata? Sanji achou que ela respeitaria o trato, afinal também ganharia com isso, mas não o fez...

Quem, em sã consciência, se rebelaria sabendo que se fizesse isso seu pai adotivo e seus amigos presos seriam liquidados? Quem, em sã consciência, se rebelaria sabendo que tem duas bombas no pulso que podem explodir e deixá-lo incapaz de praticar o que mais ama? Se fosse qualquer mugiwara na posição dele, a decisão seria a mesma. Quem errou nessa história não foi o Sanji e sim a Charlotte Linlin, a yonkou Big Mom, e 2017 vai mostrar a ela o peso de sua desonestidade.






Previsões para 2017

O ano do Sanji continua! Sim, afinal Whole Cake começou na metade do ano, certo? Eu costumo dividir os arcos de One Piece em três atos: A chegada na ilha e a introdução do problema (com algumas lutinhas); o envolvimento no problema (com mais algumas lutinhas no meio) e; as batalhas e a fuga (aqui o bicho pega). Em 2017, iremos começar a ler o "terceiro ato do arco" com as batalhas principais e a fuga da ilha.

Não esperem que após tudo isso o Sanji vá carregar o resto do arco nas costas, isso seria surreal demais. Nem espere que ele vá ficar extremamente na defensiva como veio fazendo até aqui. A pressão psicológica intensa que ele sofria sozinho era para manter os amigos a salvo, mas agora que ele descobriu que isso não vai adiantar, vai partir para o plano B: resgatar os amigos, alertar os Vinsmokes, causar uma boa destruição na ilha no processo (para mostrar à yonkou com quem ela está lidando) e correr dali.




O que eu imagino que acontecerá, e são somente especulações, é o seguinte: 

- A cena onde o Sanji escuta a conversa da Purin com a Reiju no capítulo 850 é anterior à cena onde Reiju aparece ensanguentada no capítulo 849;

- Sanji é esperto, ele não vai deixar a Purin descobrir que ele ouviu a conversa, ou se ela perceber, vai deixá-la numa posição em que não poderá contar à mãe;

- Sanji irá ajudar Reiju e os dois irão abrir os olhos da família Vinsmoke;

- Chopper irá encontrar o Sanji e os dois irão planejar a fuga do Luffy daquela prisão;

- Luffy irá soltar todas as criaturas raras e prisioneiros da biblioteca antes de fugir e causar a maior rebelião na ilha;

- Luffy irá tirar as algemas do Sanji ao estilo Raylegh;

- O baú tamatebakko vai explodir na cara da yonkou!

- E, por último mas não menos importante, algum trato para manter o Zeff à salvo ou as informações dele sendo apagadas dos dados da yonkou de alguma maneira.



Bom, a princípio é isso! São apenas especulações e é bem provável que a maioria não aconteça, apesar de que algumas coisas DEVEM acontecer devido ao service. Ainda resta saber o que vai rolar com Pedro e Brook e também tem os comandantes doces e a captura da informação do Road Poneglyph como preocupações extras, mas convenhamos que a pior parte já passou. Sanji vai voltar a ser o que era antes e vai chutar muitas bundas ao lado do Luffy em 2017. Não é, Mr. Prince???



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estão liberados para quem tiver conta no google. Apenas não seja um babaca. Deixe sua opinião sem ofender, pois o conteúdo é feito de coração e de fã para fã.