quinta-feira, 29 de junho de 2017

[DISCUSSÃO] Por que o fandom de One Piece não consegue sentir empatia pelo Sanji?

E aí galera! One Piece é um mangá que nos ensina diversos valores, mesmo que os protagonistas estejam do lado errado do que deveria ser a ordem social daquele mundo. No arco de Whole Cake, houve um excelente desenvolvimento na personalidade do Sanji, um dos membros do bando que desde o timeskip não teve o devido destaque. Acontece que, dessa vez, Oda optou por desenvolver a personalidade do personagem em vez de sua perícia em batalhas. E isso, num shounen battle, acabou dividindo os fãs. Alguns acharam o método incrivelmente ruim e desmerecedor para o personagem, outros acharam fenomenal e torcem para que mais membros do bando passem por um momento assim, para repensar suas decisões do passado e seguir em frente em busca de seus sonhos.



O pós-timeskip

É indiscutível que o Sanji não teve muito destaque após o reencontro de dois anos. Em sua batalha contra os novos piratas homens-peixe, Sanji protegeu Shirahoshi e enfrentou uma horda de piratas, depois ficou apenas enrolando o Wadatsume e ainda teve uma pequena (e desnecessária) ajuda do Jinbe. Em Punk Hazard (PH), tendo sido pego por uma técnica do Law, Sanji passou a maior parte do tempo no corpo da Nami e isso fez despertar nele seu lado mais pervertido. Um dos pouquíssimos feitos de Sanji em PH foi salvar um dos "membros" do Kin'emon, que havia caído no lago. Foi um bom momento para mostrar o quão desenvolvido estava seu haki da observação. Outro momento que o fandom costuma usar para menosprezar o personagem é o pequeno embate (uma simples trocação de golpes) entre Sanji e Vergo, culminando numa perna trincada do cozinheiro. Ora, ossos trincados em One Piece nem deveriam ser levados em consideração, basta olhar para o Usopp! Além disso, o objetivo do cozinheiro havia se cumprido (salvar a Tashigi) e ele conseguiu o que queria, mesmo que tenha sido sobrepujado na troca de golpes. 


Se o Usopp já havia se recuperado em 3 dias de descanso em
Alabasta, posso considerar que o Sanji já estava
100% curado dessa perna trincada antes de chegar em Dressrosa? 

Em Dressrosa, Sanji foi enganado por Violet e acabou sendo capturado e torturado. Outra vez, o personagem conseguiu o que queria e foi salvo pela mulher que o capturou, revelando-se como Viola, uma antiga princesa de Dressrosa. 




Mais tarde, decidido a enfrentar um navio da yonkou Big Mom para levar uma parte do bando e Caesar para longe de Dressrosa, Sanji toma a liderança do Sunny e os temporários piratas do sobrancelha encaracolada conseguem juntos enganar um navio de uma yonkou e fugir de Dressrosa com sucesso. Ao chegar em Zou, o bando consegue salvar a população inteira da ilha de uma morte horrível, mas os piratas da Big Mom conseguem chegar até Zou graças ao Pekoms e, com isso, Sanji acaba tendo que abrir mão de sua própria segurança para proteger seus amigos e resolver os assuntos pendentes com a sua família.



Whole Cake

Aqui, nós temos explicadas todas as razões que levaram o cozinheiro a deixar o bando e levar Caesar consigo para Whole Cake. O passado perturbador de Sanji é mostrado e os motivos pelo qual ele nunca contou sobre isso a ninguém. Um personagem que até então não tinha um destaque merecido, acabou ganhando um drama intenso e um aprofundamento gigantesco. A lealdade de Sanji para os amigos e o amor e respeito que tinha pelo pai adotivo era tão grande que ele foi capaz de abrir mão de seu sonho de encontrar o Allblue e aceitou viver uma vida ao lado de uma mulher que nem mesmo conhecia direito.

Muitos leitores levaram suas atitudes como uma traição, achando que ele tinha aceitado fácil o fato de que não podia lutar pela vida de Zeff, Luffy e os outros. É aí que entra a pergunta do título da discussão: 

"Por que o fandom de One Piece não consegue sentir empatia pelo Sanji?"

Mesmo estando escancarado que Sanji estava muito mais do que sem opções, os fãs continuavam a acreditar no bom e velho clichê shounen de que sempre há uma maneira, sem nem sequer analisar o cenário em que o cozinheiro se encontrava:

- Com supostas bombas acopladas nas pulseiras em seus dois braços que explodiriam caso ele fugisse dali, o que faria com que perdesse completamente suas habilidades de culinária;

- Além de sua própria vida, a de Zeff, Luffy e a de todos os seus nakamas e amigos que fez em sua aventura estariam em perigo. Qualquer um poderia morrer.

- A pressão psicológica de reencontrar o pai e os irmãos, que o torturaram física e psicologicamente na infância, 13 anos depois de fugir de casa.

- O fato de ter enfrentado seu próprio capitão apenas para protegê-lo da Germa e da yonkou, além da tentativa de cortar relações com ele

Além de estar revivendo o pior trauma de sua vida, de brigar com um amigo, de ver que a vida de todos que ama estão em perigo por sua causa, ele ainda descobre que tudo o que fez foi em vão. Se havia uma pontinha de esperança de que ele poderia ser feliz ao lado da Purin, esta esperança se esvaiu completamente...




Sanji descobre que mesmo cumprindo com sua parte no trato com a yonkou, ela pretende exterminar a Germa e matá-lo no final da cerimônia. Não havia mais esperança...seu sonho, herdado de seu pai de coração, não poderia ser realizado, o Allblue nunca seria descoberto, mas ao menos Zeff e seus nakamas estariam a salvo. Sanji então decide sacrificar a própria vida ao aceitar seu destino e morrer pelas pessoas que ama e para apagar o mal que a Germa representa para a história. Mesmo que Reiju tente abrir seus olhos e mostrar o que ele precisa fazer, Sanji fica confuso e relutante até que, num determinado momento, ele descobre no fundo de sua alma que deve confiar em seus amigos e que deve protegê-los lutando e não desistindo.




Apesar de Sanji não ser mais aquele poderoso membro que enfrentava inimigos fortes ao longo dos arcos, ele se tornou algo além disso. Se podemos dizer que Zoro, como o combatente do bando, é a espada que luta e destrói os inimigos, Sanji é o escudo que protege a vida das pessoas a sua volta, mesmo que seu corpo e mente se desintegrem no processo. Este é o tipo de personagem que o Sanji é neste momento. E mesmo que falte empatia em boa parte do fandom de One Piece, eu estou curtindo muito esse novo Sanji e espero que os demais membros do bando também passem por mudanças do tipo e que todos tenham um papel fundamental para que, no fim, Luffy possa se tornar o Rei dos Piratas.

5 comentários:

  1. Concordo plenamente, apesar de que o Sanji não seja o meu personagem preferido na história, eu gostei muito do drama que deram ao personagem, e não ficou aquela coisa repetida que todo Shonen tem. E para constar acredito que o Oda irá com certeza tirar do cérebro genial que tem, e inventar algo que de um upgrade genial ao Sanji tal como aconteceu na saga Enies Lobby.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, concordei com muita coisa e me abriu os olhos pra outras (mesmo eu não sendo hater em momento algum do sanji) Me fez gostar mais ainda do personagem

    ResponderExcluir
  3. finalmente alguem analisou certo,só q se ver o fandom br em qualquer obra nada agrada eles,sou fã do zoro mas adoro o sanji ,a vibe psicologica do sanji fascina

    ResponderExcluir
  4. por ele ser um escravoceta chato, a gente perde a consideração pelo personagem

    ResponderExcluir
  5. Talvez muita gente não sinta empatia porque não te mais saco pra personagem gado e escravoceta, que são duas características chatas dele. Eu particularmente gosto do personagem mas acho ele meio chato sim as vezes.

    ResponderExcluir

Os comentários estão liberados para quem tiver conta no google. Apenas não seja um babaca. Deixe sua opinião sem ofender, pois o conteúdo é feito de coração e de fã para fã.