segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dressrosa: Uma discussão sobre o arco mais longo de One Piece

Eae galera! Bom, com o arco de Dressrosa finalizando podemos discutir sobre os pontos negativos e positivos que pudemos ver ao longo da aventura na terra dos Donquixotes. Clicando aqui vocês podem ver o post antigo falando sobre as cinco coisas mais decepcionantes do arco. Enfim, este post é uma extensão do antigo, mas falando também dos melhores momentos.


Imagem retirada no site Opex



Um dos grandes hypes do Novo Mundo era que os mais poderosos guerreiros fossem realmente incrivelmente fortes. A crença de que todos os maiores inimigos fossem monstros em poder de fogo foi por água abaixo ao conhecermos os gladiadores que lutaram pela mera mera. Vindo das mais vastas partes do Novo Mundo, muitos criminosos e piratas conhecidos lutaram no coliseu e se apresentaram como decepções. Realmente, o Novo Mundo parece ter inimigos poderosos, mas são poucos, ou seja, não será aquele fucking desafio que muitos pensariam que fosse - obviamente, no momento certo, inimigos ainda mais poderosos que Doflamingo irão aparecer, mas não é como se encontrássemos um fucking pirata de 300 ou 400 milhões em cada esquina. Essa análise vale tanto pra Dressrosa como para qualquer arco no Novo Mundo. 

Por outro lado, mesmo não apresentando muitos gladiadores realmente formidáveis, pudemos conhecer alguns personagens realmente fortes e excelentes candidatos a aliados e nakamas do bando. Cavendish, Bartolomeo, o gigante Harudjin, Don Chinjao e Sai - ou melhor, Don Sai, são alguns dos exemplos desse tipo.






A família Donquixote foi uma decepção pura, mas não podemos descartar que a batalha contra eles nem havia sido mostrada, ficando apenas a parte de conclusão para eles. Isso deu uma impressão de que a maioria dos membros da família foi derrotada num único golpe, quando na verdade as lutas em si nem foram mostradas totalmente, ficando em segundo plano. 

Mesmo que algumas lutas tenham sido bem superficiais e concluídas de forma rápida ao longo dos capítulos, houveram aquelas lutas que tiveram um plot super interessante por trás, como é o caso de Kyros vs Diamante. A luta por vingança, a recuperação do orgulho e a proteção da filha. Outra batalha bem desenvolvida - mas não no mesmo nível - é a de Señor Pink vs Franky. Essa batalha teve um tema cômico e clichê, mas com um resultado inesperado que ganhou a admiração de muitos. Também não podemos nos esquecer do grande esforço de Bartolomeo em proteger Luffy e Robin e lutar até se acabar contra Gladius.

Ainda que a família Donquixote não nos tenha trazido grandes batalhas, a luta Luffy vs Doflamingo nos trouxe de volta aquela velha sensação de estar vendo uma batalha épica de Enies Lobby ou Alabasta. O grande problema foram os dez minutos em que Luffy perdeu suas forças e teve que ficar fugindo - Um fator importante para explicar o por que do Luffy nunca ter usado Gear 4th antes dessa batalha - por causa do efeito colateral do gear. Esses dez minutos enrolados nos deram tanto uma sensação de ansiedade pela conclusão, quanto uma sensação de tédio por aguardar tanto tempo.






O próximo ponto é mais opinião minha do que do fandom no geral. Um dos fatos que mais me desapontaram foi a construção de batalhas. Eu esperava uma batalha completa mugiwaras vs Donquixote family, mas o que ocorreu foi que metade dos mugiwaras acabaram saindo de Dressrosa. Embora Sanji, Brook, Nami e Chopper tiveram de "pouco a quase nada" de participação nesse arco, as batalhas dos demais mugiwaras foi intensa e todos os que ficaram tiveram destaques em seus respectivos talentos. 

Usopp despertando o haki da observação, Zoro mostrando técnicas novas como o 1080 pound hou e o ichidai sanzen daisen sekai, Luffy com seu Gear 4th e Franky e Robin se mostrando centrados no objetivo e prontos para proteger e lutar pelos que importam a eles.

No post antigo eu havia falado que não acreditava na entrada de novo nakama no bando. Essa ideia mudou ao longo do arco e acredito na hipótese do Bellamy entrar (sim, eu também não gosto da ideia).






Alguns personagens mereciam um destaque maior. Cavendish se deixou ofuscar pela sua outra metade - o Hakuba. Além disso, tivemos Sabo e Fujitora que podiam ter um desenvolvimento mais planejado e ficaram em segundo plano até o final da batalha, para a decepção dos fãs. Por outro lado, alguns personagens realmente tiveram o destaque merecido, como o Law, Kyros e Bartolomeo.

Esse foi o arco dos flashbacks! Foram sete no total, sendo estes dos personagens: Don Chinjao, Rebecca, Riku Dold III, Senhor Soldado (Kyros), Law com Doflamingo, Señor Pink e Sabo! Sendo flashbacks de personagens, sem contar os de determinados eventos, tipo como Kinemon partiu de Dressrosa atrás de Momonosuke, etc. Alguns mais desenvolvidos que outros, alguns com extrema carga emocional e narrativa madura, enquanto outros eram mais superficiais. Todo este esquema foi necessário. Eram vários personagens e alguns precisavam mostrar sua história. Um fato interessante é que Oda mostrou o flashback de Dressrosa na visão de três pessoas diferentes (Rebecca, Riku e Kyros) e somente lendo os três juntos para entender o que ocorreu na ilha há dez anos atrás.

Não faltaram feitos épicos para o arco! Luffy mandando mais um shichibukai para a sua coleção de vitórias sobre os corsários, Sanji desafiando um navio da yonkou Big Mom, a origem do God Usopp, o retorno do Sabo e o submundo cada vez mais claro para todos! 

O pós-batalha têm se mostrado cheio de reviravoltas: Fujitora discutindo com Akainu; a confirmação que Kuzan agora trabalha para o Barba Negra (sendo provavelmente um dos dez capitães colossais); os supernovas e seus objetivos, bem como seus paradeiros; e a explicação barata do por que Sabo não foi para Marineford ajudar no resgate do Ace.

Um arco cheio de altos e baixos onde eu costumo dividi-lo em duas partes: Coliseu e gaiola (assim ele parece mais compacto do que realmente é rs), mas sem duvida alguma um dos arcos mais longos e cansativos de One Piece até hoje, mas também muito bom de ler depois de quase concluído - semelhante a Skypiea nesse quesito. 

Enfim, se gostou da minha análise, deixe seu comentário ae! Continue acompanhando o blog do Pandaman e até a próxima!







2 comentários:

  1. Muito legal, seria legal mais reviws de cada saga eu apoio essa ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo fazer Fabiano. Na semana que vem talvez já role algum post sobre outros arcos.

      Excluir

Os comentários estão liberados para quem tiver conta no google. Apenas não seja um babaca. Deixe sua opinião sem ofender, pois o conteúdo é feito de coração e de fã para fã.